Como usar a Protoboard - Eletrônica Básica



Protoboard é um dos equipamentos mais úteis no aprendizado do técnico em eletrônica. Consiste em uma placa didática composta de uma matriz de contatos que permite a construção de circuitos experimentais sem a necessidade de efetuar a soldagem dos componentes, isso permite que seja efetuada uma série de experimentos com os mesmos componentes inserindo ou removendo os mesmos com rapidez e segurança. A proposta deste texto é desbravar as possibilidades que a protoboard oferece. Como exemplo será descrito a montagem de um circuito para energizar um LED (diodo emissor de luz).


Os bornes de alimentação devem ser conectados a fonte que será utilizada no experimento, porém eles não energizam automaticamente os barramentos de alimentação é necessário utilizar fios para fazer a conexão elétrica entre eles. Os barramentos de alimentação são duas linhas ou colunas indicadas pelas cores azul ( - ) e vermelha ( + ) de pontos de inserção, cada uma dessas linhas tem seus pontos conectados eletricamente através de uma sustentação metálica condutora que fica abaixo da capa plástica da protoboard esses barramentos irão fornecer o acesso a energia necessária ao experimento que será montado na área de trabalho. A área de trabalho consiste em duas colunas distintas de diversas linhas de pontos de inserção onde os pontos de uma linha estão conectados eletricamente um ao outro, porém as linhas estão isoladas umas das outras como podemos verificar no corte acima representado.




Exemplo Pratico: 

A montagem proposta abaixo tem o objetivo de ilustrar a utilização da protoboard na montagem de um circuito para acender um LED.

Será necessário alguns itens para esse exemplo. São eles:
-Resistor de 470 ohms
-LED ( Diodo emissor de Luz)
-Protoboard
-Alicate de bico
-Fios para Jumper
-Pilha

Uma boa maneira de começar a montar o seu circuito e definir onde vai ficar a entrada de alimentação. A barras laterais serão para o Positivo e o Negativo do circuito, onde a fonte de alimentação são as pilhas, onde o positivo é o vermelho e o negativo o preto. Com base no esquemático do circuito   vou ligar o resistor com um fio vermelho na barra lateral onde tem o positivo, e o resistor fica na mesma fila onde ta o fio vermelho(esses fios no circuito são conhecidos como "Jumper"). Na outra ponta do resistor é ligado um Jumper no polo positivo do LED , e para fechar o circuito o fio preto (GND) será ligado na barra onde é o negativo do circuito.

Esquemático do circuito


Espero ter ajudado com esse post, qualquer duvida ou sugestão pode deixar nos comentários.

Comentários

Unknown disse…
Imprescindível como ferramenta didática! !
SASSUN disse…
Gostei. Simples e objetivo. Até eu que sou leigo, entendi!
Unknown disse…
Obrigado pelas dicas.
Ribeiro disse…
Por nada. Obrigado pela visita.
Andre disse…
Gostaria de saber como funciona o que só tem uma fileira de alimentação
Anônimo disse…
Poderia explicar também sobre o multímetro???
Ribeiro disse…
é igual ao que foi explicado, mas deve apenas considerar que vai ter uma barramento para alimentação( usados para o positivo e o negativo), e outra fileira com varias linhas para a área de trabalho.
Ribeiro disse…
vou tentar fazer, mas caso queira algo logo aqui o link que pode ajudar
http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/instrumentacao/108artigos-diversos/1899-ins069