Objetivo
Utilizar optoacoplador como sensor de tensão, para detectar o status da lâmpada ou carga e identificar tensão 110 e 220V.
Metodologia
Será utilizado o optoacoplador 4n25. Esse sendo um transistor onde sua base e fotossensível. Utilizando dessa arquitetura pra indicar quando houver a presença de uma tensão no pino 1 e 2 referente ao LED interno do circuito integrado.
Os pinos do LED são ligados na tensão alternada com 2 resistores de 100kΩ para limitar a corrente no LED, pode ser colocar um resistor de 200kΩ. No pino 5 e alimentado com 5V e o pino 6 (emissor) numa entrada analógica do Arduino, eu utilizei o pino A0.
Quando o circuito esta ligada a energia, o LED interno acende e satura a base do optoacoplador no semiciclo positivo da onda AC, e assim conduzindo uma tensão proporcional a tensão de leitura naquele momento no emissor do 4n25.
Ligação no Arduino da placa assim, pino 1 e ligado ao 5V, pino 2 a porta analogica A0 por exempo. e o pino 3 no terra (GND).
Layout do circuito
int pinoentrada;
int tensao;
int i=0;
int soma=0;
int media=0;
void setup() {
pinMode(A0,INPUT);
Serial.begin(9600);
}
void loop() {
soma=0;
i=0;
if(analogRead(A0)>20){
for(i=0;i<1000;i++){
pinoentrada = analogRead(A0);
tensao = (pinoentrada*6.5)/1024;
tensao = tensao*1.732;
soma = (soma+tensao);
}
media = soma/10;
// Serial.println(media);
if((media<130)&&(media>70)){
Serial.println("110V");
}
if(media>150){
Serial.println("220V");
}
delay(2000);
}
}
//--------------------------------------------------------------------------
Comentários
O ci funciona apenas como uma chave, quando led (pino 1 e 2) e energizado ele fecha o circuito que sao os pinos 5 e 4, se nao tiver uma tensão chegando no pino 5, nao vai ter nada no pino 4 pra sair. E desculpa a demora, nunca mas tinha olhado o blog. se precisar de ajuda, thiagoribeiro8@gmail.com
De quantos Wats tem que ser os resistores?
A corrente no led deve ser de 50mA, a tensão e a que você vai medir, com o resultado basta achar um resistor no valor próximo. Mas quanto maior a tensão usada maior a sua capacidade para aguentar a potencia.
https://www.vishay.com/docs/83725/4n25.pdf
Parabéns pelo tutorial, bem didático tanto na parte de hardware quanto na de software.
Por favor uma dúvida, na primeira foto tem um capacitor que não está no diagrama, qual a função dele?
Obrigado
Estou montando um circuito semelhante a este, porém irei usa-lo em uma placa do Esp8266, (Nodemcu). Porém ao realizar a montagem do circuito exatamente como apresentado, e ao alimenta-lo com 127 V, percebi que na saída do circuito a tensão era de 1V. Gostaria de saber se é possível converter o valor na saída para 3.3v, para que o mesmo possa ser lido por uma entrada digital no Nodemcu.
Surgiu uma dúvida, seria possível enviar a saída do circuito a uma entrada digital de um microcontrolador que opera em 3.3V? Pois eu preciso apenas detectar tensão em uma tomada, e tenho disponível apenas portas digitais para entrada/saída.
nesse link tem o gráfico da temperatura
https://www.futurlec.com/Resistors/Res14W_Technical.shtml
Parabens pelo seu post!
Fiz um sistema para acender as luzes de minha chacara com o celular.
Acontece que não sei se realmente estao acessas(digo acionou a lampada porque se ela queimar ñao tenho como saber), pensei nesse circuito para me dizer se foram acionadas.
Como penso em fazer: Irei colocar esse circuito após o rele e qdo for acionado manda um sinal High para o pino digital do Esp, e que me manda uma mensagem para o cel.
Minha duvida, como essa luz ira ficar a noite toda acessa e o este circuito de tensao tbm, nao teria problema de aquecer demais o circuito de tensao?
Obrigado