Arduino= Atmega328P no Protoboard

Bom eu fiz um projeto que achei melhor dividir em 3 partes já que irei usar coisas que ainda não postei aqui. 
 Então fica chato apresentar a bicicleta sem antes falar que tem que equilibrar-se para não cair.



 Espero ser o mais claro possível e tirar todas as dúvidas de como fazer o atmega funcionar fora do arduino e caso tenham dúvidas ou críticas pode deixar nos comentários no final do post. 


 Para sabermos o que estamos fazendo vamos trabalhar nessa sequencia para ter uma idéia do que irá ser realizado:
  1.  Você grava o código com o arduino pela USB
  2.  Retira o atmega e coloca na estrutura da protoboard para ele funcionar
  3.  Seu projeto funciona sem o arduino para ocupar espaço
 Em alguns projetos onde 2 arduino é necessário esse esquema é fundamental, por isso irei escrever sobre.

1° Parte MATERIAL:




1x Resistor 220 ohm
1x Resistor 10k ohm
1x Botão
1x Cristal 16mhz
2x Capacitor ceramico 22pf
1x Led


 Deixando claro, existe muitos exemplos de como colocar seu atmega na protoboard, segue um link bem rico sobre o assunto:

 http://arduino.cc/en/Main/Standalone - Ele esta no site da arduino.cc

Nesse link você pode seguir com mais detalhes da parte de alimentação, no que estou demonstrando irá ser alimentado direto pelo arduino, por isso não irei usar capacitores ou redução de voltage mas é só adicionar as peças desse link que fica algo completo e regulado.

 Continuando vamos ver a estrutura do Atmega 328


 Essa imagem acima mostra com detalhes os lugares certos que precisamos para plugar cada pino. Seguindo essa imagem você já ta praticamente pronto pois essa imagem é o próprio "how to" pois não tem segredos.

2° Reset:

 Bom coloque o resistor de 10k e um botão no pino 1 que é o reset, o outro encaixe do botão deve estar no negativo assim quando precionarmos ele vai enviar negativo para o arduino e fazer o reset. O resistor é para evitar curto.

3° Capacitor 22pf e Cristal 16mhz

  No pino 9 e 10 do atmega328 temos que colocar 2 capacitores ceramicos de 22pf e um cristal de 16mhz, o cristal serve para que o atmega esteja ocilando na frequencia exata assim funciona melhor, existem versões menores desse "protuino" mas não é tão estável.



4° Conexões para a energia:


 Agora vamos encaixar 2 fios para positivo e negativo, no pino 7 do atmega328 é + então usei cabo vermelho como indicado na foto assim evita confusão. O pino 8 é o negativo - , repare que eles estão AO LADO do cristal.
 Se tiver duvidas aqui olhe a foto do atmega acima que irá saber como encaixar os cabos.


 No pino 22 do atmega328 é negativo então pegue outro cabo e encaixe para passar corrento negativa, repare que ele fica a frente do positivo do pino 7.

 Agora que encaixou o cabo preto coloque no pino 20 o positivo, quando tive encaixado esses 4 cabos seu atmega328 já está pronto para ser ligado, mas o proximo passo ainda é fundamental para sabermos se o atmega328 está funcionando.



5° Led do pino 13: 

 Nessa foto eu tirei os cabos para facilitar a visualização dos encaixes, repare que o resistor 220 ohms fica no pino 19 do atmega 328 e a outra ponta esta indo para o led.
 O resistor serve para não deixar o led queimar já que acinando diretamente pode causar queima.


 Na foto acima temos os fios e o led já conectado, ficou meio bagunçado mas você pode organizar como achar melhor.
 Na hora de soldar esses fios desaparecem e fica bem menor o "protuino".


 Com o que temos aqui já é a estrutura necessária para o atmega 328 funcionar agora basta encaixar os fios da alimentação do arduino na protoboard e ver seu atmega 328 funcionar.
 Esse modelo serve para projetos grandes que precisam de 2 atmegas nos proximos projetos pretendo usar o arduino para enviar informação para um outro atmega que irá estar na protoboard e para ensinar vocês preciso primeiro explicar passo-a-passo se não iria ficar um projeto gigante.




 OBS: Caso você monte a estrutura e queira passar uma nova programação para o arduino basta conectar o RX e TX do arduino no 1° e 2° pino do atmega conforme a foto acima, assim você consegue passar os comandos, não esqueça de trocar o botão pelo reset conforme a figura acima.
 Abaixo um video mostrando como montar.


 
O video está com o audio muito alto cuidado.

Comentários