Vamos então explicar o que seria o Arduino.
O Arduino é basicamente essa plaquinha que você vê abaixo.
Sua placa consiste em um microcontrolador Atmel AVR de 8 bits, com componentes complementares para facilitar a programação e incorporação para outros circuitos. Um importante aspecto é a maneira padrão que os conectores são expostos, permitindo a placa principal ser interligado a outros módulos expansivos, conhecidos como shields.
Os Shields, como são conhecidos, são placas adicionais que podem ser incorporadas a placa principal e com isso atribuir novas funcionalidades ao seu projeto, como por exemplo, comunicação Ethernet, GPS, controle para sensores e servo motores, transmissão RF, enfim, devido a sua natureza open-source existem vários colaboradores no mundo todo desenvolvendo mais e mais dispositivos compatíveis com o Arduino.
Você pode estar se perguntando, qual a graça então de fazer um projeto com placas que já chegam prontas?
Na verdade a placa já vem pronta, só que de forma bastante genérica. Você vai dimensionar como as portas de saída vão se comportar aos estímulos recebidos nas portas de entrada, por exemplo com uma mesma plaquinha você pode fazer um carro autônomo que desvie de obstáculos ao receber o sinal dos sensores infravermelhos ligados nas portas de entrada, ou então pode fazer um braço mecânico com servo motores que são controlados por você mesmo através do computador, ou ainda pode colocar um shield de comunicação wi-fi e fazer seu próprio aeromodelo controlado pelo seu computador, ou ainda se quiser você pode dispensar o seu computador e criar um controle remoto com uma segunda placa de arduino que envia comandos para o aeromodelo, enfim, as possibilidades de projetos são enormes, e a cada dia surgem novos projetos e novos adeptos a esta plataforma.
Como a plataforma arduino é open-source, existem diversas variedades dessa placa feita por diversos fabricantes, ou até mesmo criadas caseiramente por usuários. Em geral esse modelos de placas são compatíveis entre si, e entre os shields existentes. Abaixo vou mostrar alguns desses modelos.
Arduino Uno: Um dos principais modelos do próprio fabricante arduino.
Site:http://www.arduino.cc/en/Main/Software
Seeduino: Comercializado pela seeed studio. Compatível com os shields do arduino. Inclusive com shields próprios da seed studio.
Site: http://www.seeedstudio.com
Netduino: Outra variedade do Arduino. Também compatível com os demais.
Site: http://netduino.com/
Severino: Arquitetura baseada na plataforma arduino, desenvolvida por brasileiros.
Site:http://arduinotutorial.blogspot.com
Além das placas principais onde fica o microcontrolador, temos também os shields, que são placas que adicionam funcionalidades extras ao se projeto, como por exemplo, conexão bluetooth, ethernet, cartão SD, sensores e muitos outros. Abaixo segue apenas alguns dos muitos shields existentes.
Ethernet Shield
Gps Shield
Sensor Shield
Exemplo de montagem utilizando diversos shields em uma placa arduino.
Já comprei meu arduino, infelizmente aqui no Brasil o preço é meio salgado, por isso comprei o meu no ebay, assim que chegar e eu aprender a programá-lo colocarei aqui os vídeos dos projetos que eu for fazendo.
Até lá colocarei mais novidades e informações sobre essa plataforma que está me deixando viciado. Até a próxima.
Comentários